O lifelong learning é um termo em inglês que significa educação continuada. Este conceito está em alta no mundo corporativo e indica que a aprendizagem deve acontecer ao longo da vida toda, e não em um período certo, como ocorre na escola e na universidade. A partir dessa visão, uma pessoa tem capacidade de aprender independentemente da idade e do método de ensino, e em diversos contextos, não necessariamente apenas pela educação formal.
Em um mercado de trabalho tão competitivo como é atualmente, o funcionário dominar sua função já não é mais considerado o ideal. É preciso um processo de formação contínuo, que o ajude a desenvolver um conjunto de habilidades pessoais e profissionais, com o intuito de lidar com os desafios do ambiente corporativo e do mercado de trabalho.
Para que isso ocorra, é preciso colocar em prática alguns passos do lifelong learning. Em primeiro lugar, é preciso aprender a conhecer, tentando sempre combinar uma cultura geral, suficientemente ampla, com a possibilidade de estudar, em profundidade, um número reduzido de assuntos. Além disso, é preciso aprender a fazer, envolvendo habilidades humanas que se manifestam nas relações interpessoais, mas não só no âmbito profissional, e sim de uma maneira mais abrangente, a fim de tornar a pessoa apta a enfrentar situações adversas e trabalhar em equipe.
No terceiro pilar, a pessoa precisa aprender a conviver, desenvolvendo sua habilidade de estabelecer vínculos e, consequentemente, gerenciar conflitos. É preciso que a pessoa esteja disposta a participar de projetos em comum, cooperar com o outro e somar seus conhecimentos individuais em prol da coletividade.
Por fim, a pessoa precisa aprender a ser independente, de modo que ela possa agir com cada vez mais autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Por isso, o processo de aprendizagem precisa desenvolver as potencialidades do indivíduo, como a inteligência, a sensibilidade, a memória, o sentido ético, entre outros, tudo com o objetivo de que ela seja capaz de se comunicar e saiba exteriorizar o que pensa.
Para ter acesso a mais conteúdos como esses, acesse minhas redes sociais (Site, LinkedIn e Instagram) e entre em contato.