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A intersecção entre a Pirâmide de Maslow e a liderança
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Published by Sérgio Lopes on 8 de dezembro de 2020
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A pluralidade e a inclusão são assuntos bastante discutidos atualmente, a diversidade nas organizações tem sido uma preocupação constante da gestão das empresas comprometidas com o desenvolvimento de seus talentos. Isso porque uma equipe com características distintas é capaz de promover a inovação, um fator importante para a competitividade.

A diversidade nas empresas pode ser entendida como um ambiente que acolhe uma pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais distintos, que pode envolver raça, religião, capacidade física, idade, gênero, estado civil, conceitos ideológicos, entre outros. No entanto, é importante ressaltar que essa pluralidade não significa dar prioridade para a seleção de alguns grupos de pessoas, mas sim levar em consideração a não distinção de ideias e culturas, respeitando as decisões de cada indivíduo.

Pesquisas mostram que equipes com líderes inclusivos têm melhor desempenho, são mais colaborativos e tomam decisões mais assertivas, em consequência disso o aumento no envolvimento dos funcionários também revelou um efeito positivo na redução do custo das faltas. Por essas e muitas outras razões, a liderança inclusiva é essencial para o líder do futuro, a mudança de comportamento é apenas o primeiro passo para que transformações reais ocorram.

Existem diversas estratégias para fomentar e desenvolver uma mentalidade mais inclusiva na empresa; A primeira e mais importante é o desenvolvimento de políticas de inclusão, promovendo o engajamento do time através de programas, práticas e políticas para uma gestão de inclusão. O preconceito costuma estar ligado ao desconhecimento, por isso, é preciso incluir conteúdos que abordem a diversidade no trabalho em canais de comunicação da empresa, exercitando a empatia e a aceitação das diferenças.

Um negócio com diversidade no trabalho fortalece o processo de inclusão como um todo, promovendo pequenas modificações na cultura organizacional, também na sociedade e no ambiente de negócios. Os resultados podem apresentar até 25% de incremento, pois ajudam a criar um ambiente amigável e com menos conflitos para as equipes internas, fornecedores e parceiros, e clientes!

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Sérgio Lopes
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