sergio-lopes-logo-10sergio-lopes-logo-10sergio-lopes-logo-10sergio-lopes-logo-10
  • Sobre
  • Serviços
    • LIDERANÇA 360º. PARA EQUIPES
    • ACELERAÇÃO E ALAVANCAGEM DE NEGÓCIOS
    • IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
  • Blog
  • E-book’s
  • Imprensa
  • Contato
  • Trabalhos
    • Projetos
    • Clientes
Algumas lições de Peter Drucker que todo gestor deve saber
27 de agosto de 2020
5 protocolos de liderança
27 de outubro de 2020
Published by Sérgio Lopes on 25 de setembro de 2020
Categories
  • Blog
Tags

 

Como vimos anteriormente, Henri Fayol apresentou e discutiu alguns conceitos gerais sobre a administração de empresas. As ideias dele viriam a formular um modelo administrativo que hoje se enraíza na maioria das corporações, parte da teoria clássica da administração, conseguindo resumir em alguns princípios, que daremos continuidade na análise.

  1. Subordinação dos interesses individuais

Em uma empresa, existem todos os tipos de interesses. Dessa forma, para que uma organização funcione bem, é necessário que os interesses pessoais estejam subordinados aos interesses da organização, fazendo com que o foco principal da administração de uma empresa seja sempre sobre os objetivos que devem ser conquistados e nunca os individuais. O objetivo desse princípio é compreender melhor uma série de erros que podemos perceber em grandes empresas.

  1. Remuneração

A remuneração deve ser suficiente para garantir a satisfação do funcionário, mas também tem que estar de acordo com o que a empresa pode oferecer. Este princípio defende que a remuneração deve ser suficiente para manter os colaboradores motivados e produtivos.

  1. Grau de centralização

É comum achar que o líder exerce todas as funções dentro de uma organização. No entanto, ele carrega a responsabilidade, podendo dividi-la e delega-la em subgrupos para que todos possam realizar adequadamente seus papéis.

Esse princípio traz uma ideia de que o processo de tomada de decisões de uma organização é baseado no equilíbrio das partes. Para colocá-lo em prática, é necessário uma análise da organização como um todo, já que cada uma possui diferentes volumes, tamanhos e hierarquias.

  1. Hierarquia

Com o mesmo pensamento do princípio anterior, é necessário entender que a hierarquia se apresenta em qualquer organização, se irradiando da alta administração para os níveis mais baixos da organização. Esse princípio reforça a necessidade de haver uma linha clara na área de autoridade.

Isso pode ser visto como um tipo de estrutura de gestão, na qual cada funcionário pode entrar em contato com um gestor ou um superior em uma situação de emergência sem desrespeitar a hierarquia.

Para conhecer os outros princípios da administração e mais conteúdos como esse, acesse minhas redes sociais (Site, LinkedIn e Instagram) e entre em contato.

 

Share
0
Sérgio Lopes
Sérgio Lopes

Related posts

24 de fevereiro de 2021

Liderança servidora: o que é e por que está sendo reconsiderada por especialistas?


Read more
10 de fevereiro de 2021

O que é a liderança ambidestra?


Read more
7 de janeiro de 2021

Resistência x Resiliência


Read more

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Conteúdo Legal 2020