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Published by Sérgio Lopes on 25 de junho de 2020
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         O termo qualidade de vida no trabalho ganhou força na década de 70 quando um professor da Universidade da Califórnia usou o termo para definir o bem-estar geral, a saúde e o desempenho dos colaboradores em suas atividades. Tal conceito ajudou a descobrir o real motivo dos profissionais desmotivados, estressados e doentes, tudo levando em consideração a qualidade de vida.

É importante ressaltar que o primeiro passo para uma melhor qualidade de vida no trabalho é obedecer a jornada de trabalho estipulada por lei. A jornada de trabalho evita o esgotamento profissional, melhorando o desempenho dos colaboradores.

Alguns países na Europa e na Ásia tem testado uma nova técnica de redução da jornada de trabalho. Essa técnica tem como objetivo proporcionar um maior bem-estar ao trabalhador, sem perder a produtividade. Por outro lado, países como Brasil e Estados Unidos acreditam que é possível trabalhar por mais horas e continuar sendo produtivo.

O pesquisador responsável por essa técnica afirma que as condições de trabalho agravam a intensidade da exploração, por isso é necessário que haja atenção à saúde dos trabalhadores, seja ela em seu aspecto físico, emocional e cognitivo. Por isso é importante destacar que a legislação brasileira impõe regras de jornada de trabalho, conforme aponta a Consolidação das Leis Trabalhistas e a Constituição Federal.

Com a ajuda das leis trabalhistas que impõem a jornada de trabalho ao colaborador, a qualidade de vida no ambiente profissional se relaciona com a organização que traga um maior bem-estar e potencialize os resultados positivos do capital humano. Está diretamente relacionada ao conjunto de ações que uma organização aplica para oferecer condições plenas de trabalho, desenvolvimento humano, bons relacionamentos interpessoais e bem-estar dentro e fora da empresa.

Diante disso, é necessário que os gestores das empresas fiquem atentos não só à qualidade de vida dentro do trabalho, relações pessoais também podem impactar diretamente no desemprenho profissional.

Por isso é importante lembrar que empresas são feitas por pessoas que devem ser frequentemente motivadas, engajadas e felizes com o que fazem. E para que tudo isso seja possível, o clima organizacional tem que estar alinhado com os princípios da empresa, sempre apresentando uma qualidade de vida de trabalho boa, que respeite as jornadas de trabalho e não atrapalhe a produtividade do colaborador.

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Sérgio Lopes
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