sergio-lopes-logo-10sergio-lopes-logo-10sergio-lopes-logo-10sergio-lopes-logo-10
  • Sobre
  • Serviços
    • LIDERANÇA 360º. PARA EQUIPES
    • ACELERAÇÃO E ALAVANCAGEM DE NEGÓCIOS
    • IMPLEMENTAÇÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS
  • Blog
  • E-book’s
  • Imprensa
  • Contato
  • Trabalhos
    • Projetos
    • Clientes
Controle emocional para gestão do tempo
7 de janeiro de 2021
O que é a liderança ambidestra?
10 de fevereiro de 2021
Published by Sérgio Lopes on 7 de janeiro de 2021
Categories
  • Blog
Tags

Resistência e resiliência são termos utilizados atualmente, principalmente no mercado de trabalho que está em constante mudança, contudo, trata-se de significados distintos não podendo ser utilizados nas mesmas situações.

Resiliência é um termo advindo da física, o qual significa a capacidade de um corpo voltar ao seu estado normal depois de uma ruptura, deformação ou choque. Assim, para a física um corpo é considerado resiliente quando consegue voltar ao seu estado normal depois de uma alteração.

Quando este termo é tratado pela psicologia, ele indica a capacidade de adaptação de um indivíduo a determinadas situações sem que ocorra alguma ruptura mental.

Deste modo, tratamos de pessoas flexíveis que possuem a capacidade de manter sua saúde mental nas situações de adversidade que possam vivenciar, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Portanto, em situações de adversidade pessoas resilientes serão aquelas que aceitarão e se adaptarão as novas situações profissionais ou pessoais, de forma que sua saúde emocional e mental não será prejudicada pela adversidade.

Já a resistência pode ser conceituada como ato de resistir fisicamente e mentalmente a situações de adversidade. Contudo, tal resistência não significa que haverá uma adaptabilidade e flexibilização a novas situações, mas apenas uma resistência a situações anormais àquele indivíduo.

Assim, a principal diferença entre a resiliência e a resistência se dá pela forma como o indivíduo irá responder em situações de adversidade. Caso se trate de um indivíduo resiliente, este irá aceitar e se adaptar a nova demanda exigida pelo ambiente. Já um indivíduo resistente é aquele que irá resistir á situação adversa, contudo, não será observada uma mudança no padrão de comportamento.

Deste modo a mudança no padrão de comportamento e o desenvolvimento de novas habilidades para a ocorrência da adaptação em uma nova situação pessoal e profissional está ligada a pessoas resilientes, uma vez que possuem capacidade emocional e mental para realizar a alteração comportamental.

Enquanto isso, as pessoas resistentes apenas resistirão á situação de adversidade e embora haja o suporte da pressão realizada, não será observada uma mudança comportamental ou desenvolvimento de novas habilidades para o devido suporte da nova situação.

Em que pese ás palavras resiliência e resistência sejam sonoramente parecidas, tratam-se de situações distintas, tratando-se de diferentes situações físicas e mentais não sendo utilizadas como sinônimos.

Para ter acesso a mais conteúdos como esses, acesse minhas redes sociais (Site, LinkedIn e Instagram) e entre em contato.

Share
0
Sérgio Lopes
Sérgio Lopes

Related posts

3 de março de 2021

Grandes empresas e a aplicação da IA como ferramenta de organização


Read more
24 de fevereiro de 2021

Liderança servidora: o que é e por que está sendo reconsiderada por especialistas?


Read more
10 de fevereiro de 2021

O que é a liderança ambidestra?


Read more

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por Conteúdo Legal 2020