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Métodos para desenvolver a Liderança Digital
18 de março de 2020
Lições de aprendizado com Leonardo da Vinci
1 de abril de 2020
Published by Sérgio Lopes on 30 de março de 2020
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Esse texto tem como inspiração a palestra “O RH e a Transformação Digital”, ministrada pela Helen Rosethorn, sócia da Prophet (www.prophet.com), durante o evento HSM HR Conference.

Segundo ela, o RH deve focar em três áreas para gerar a transformação digital de forma estratégica, sendo elas cultura, voltada para movimentações e comportamentos; estratégia, voltada para recursos e ações; e liderança, voltada para a transformação digital.

O primeiro passo é avaliar onde se encontra na jornada da transformação digital, lembrando que existem arquétipos de RH dentro dessa transformação: Convencionalista, Experimentador, Apoio tático, Modelador de cultura, Parceiro estratégico e Provocador.

Decifrado em quais desses se encontra, o próximo passo dependerá desse enquadramento. Sendo assim, no caso da liderança se enquadrar em Convencionalista & Experimentadora, é preciso garantir o alinhamento da liderança de RH com uma visão compartilhada. Os líderes de RH devem se posicionar com seus pares de Marketing e TI para construir uma estratégia digital coerente para a empresa toda; e assumir os recursos e talentos futuros é um ingrediente essencial para a transformação.

Se a Cultura estiver menos avançada, com atraso no comportamento digital, é preciso mudar a cultura interna dentro do RH e recompensar o pensamento inovador. Fazendo o recrutamento de talentos não tradicionais, que sejam disruptivos. Líderes de RH devem construir uma visão da cultura necessária para apoiar a mudança digital; e estar experiências digitalmente nativas para mudar a cultura de RH.

Se a Estratégia não estiver clara sobre como o RH apoiará a mudança digital, será necessário articular a função do digital em todas as especialidades de RH; criando uma estratégia digital específica para o RH que englobe e apoie a estratégia digital geral da empresa; e garantir que o RH esteja contribuindo plenamente com a estratégia dos negócios, especialmente com a função das pessoas na transformação digital.

Para concluir, é preciso sempre que se pergunto se os profissionais de Recursos Humanos estão prontos para começar a incentivar o uso de novas tecnologias e ferramentas nas empresas.

 

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Sérgio Lopes
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