Esse texto tem como inspiração a palestra “O RH e a Transformação Digital”, ministrada pela Helen Rosethorn, sócia da Prophet (www.prophet.com), durante o evento HSM HR Conference.
Segundo ela, o RH deve focar em três áreas para gerar a transformação digital de forma estratégica, sendo elas cultura, voltada para movimentações e comportamentos; estratégia, voltada para recursos e ações; e liderança, voltada para a transformação digital.
O primeiro passo é avaliar onde se encontra na jornada da transformação digital, lembrando que existem arquétipos de RH dentro dessa transformação: Convencionalista, Experimentador, Apoio tático, Modelador de cultura, Parceiro estratégico e Provocador.
Decifrado em quais desses se encontra, o próximo passo dependerá desse enquadramento. Sendo assim, no caso da liderança se enquadrar em Convencionalista & Experimentadora, é preciso garantir o alinhamento da liderança de RH com uma visão compartilhada. Os líderes de RH devem se posicionar com seus pares de Marketing e TI para construir uma estratégia digital coerente para a empresa toda; e assumir os recursos e talentos futuros é um ingrediente essencial para a transformação.
Se a Cultura estiver menos avançada, com atraso no comportamento digital, é preciso mudar a cultura interna dentro do RH e recompensar o pensamento inovador. Fazendo o recrutamento de talentos não tradicionais, que sejam disruptivos. Líderes de RH devem construir uma visão da cultura necessária para apoiar a mudança digital; e estar experiências digitalmente nativas para mudar a cultura de RH.
Se a Estratégia não estiver clara sobre como o RH apoiará a mudança digital, será necessário articular a função do digital em todas as especialidades de RH; criando uma estratégia digital específica para o RH que englobe e apoie a estratégia digital geral da empresa; e garantir que o RH esteja contribuindo plenamente com a estratégia dos negócios, especialmente com a função das pessoas na transformação digital.
Para concluir, é preciso sempre que se pergunto se os profissionais de Recursos Humanos estão prontos para começar a incentivar o uso de novas tecnologias e ferramentas nas empresas.